terça-feira, 7 de junho de 2011

Sociologia x Educação

“O homem que a educação deve realizar, em cada um de nós, não é o homem que a natureza fez, mas o homem que a sociedade quer que ele seja; e ela o quer conforme o reclame a sua economia interna, o seu equilíbrio”. (Émile Durkheim)
Emile Durkheim, a priori faz uma relação entre a natureza humana e a cultura, ou seja, o indivíduo deve ser moldado de acordo com a cultura social vigente, já que, para ele a sociedade é um organismo composto por várias partes interligadas.  Durkheim apresenta um pensamento que se opõe a mudança. Inclusive que o sistema educacional seja um agente manipulador, que atende o sistema vigente.
É notório que o sistema atual, “o capitalismo”, tem grande influência no sistema educacional, visando unicamente à qualificação da mão-de-obra, para atender a demanda do mercado.
Em vista do exposto, é necessário que tomemos uma atitude; é necessário que os professores, pais e alunos despertem para o senso crítico, entendo que a educação deve transformar o ser social, ou seja, a educação deve servir para emancipação dos indivíduos. De que adianta colocar bons profissionais no mercado de trabalho se eles não são livres, cidadãos honestos e politizados? Esses são alguns questionamentos que devemos fazer.
A educação deve ser a ferramenta mais importante para transformar o ser humano, ela deve promover a politização de todos.
Claudemy Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário